Xadrez ›
Regras do xadrez
- Objetivo do jogo
- Movimentos do xadrez
- Movimentos especiais
- Como jogar o xadrez
- Controles
- Opções de mesa
- Ranking por pontos
Objetivo do jogo
O xadrez é um jogo por turnos para 2 jogadores que desenvolve-se sobre um tabuleiro de 8 por 8 quadrados, também chamados casas. No total são 64 casas que se alternam entre claras e escuras.
Cada lado se distingue por cor (peças brancas e pretas) e tem 16 peças que são distribuídas da seguinte forma:
- 1 rei
- 1 rainha ou dama
- 2 bispos
- 2 cavalos
- 2 torres
- 8 peões
O objetivo do jogo é atacar e afogar o rei do adversário até que ele não tenha como escapar, essa jogada é chamada de xeque-mate.
Movimentos do xadrez
Cada peça se movimenta de maneira diferente:
O rei
O rei pode mover-se em todas as direções (horizontal, vertical e diagonal) somente uma casa de cada vez.
A rainha
A rainha move-se ao longo da horizontal, vertical e diagonais mas não pode pular outras peças.
O bispo
O bispo move-se ao longo da diagonal. Não pode pular outras peças.
O cavalo
É a única peça que pode pular as outras. O movimento do cavalo é em forma de “L”, quer dizer, duas casas em sentido horizontal e mais uma na vertical ou vice-versa.
A torre
A torre movimenta-se pela vertical ou horizontal, mas não pode pular outras peças.
O peão
O peão movimenta-se apenas uma casa para frente e somente captura outras peças na diagonal. Opcionalmente, cada peão pode avançar duas casas no seu primeiro movimento do jogo.
Movimentos especiais
Roque
O roque é um movimento de defesa especial em que pode-se mover o rei e a torre do mesmo jogador ao mesmo tempo. Para realizar este movimento deve-se seguir as seguintes condições:
- Nem o rei nem a torre podem ter sido movidos antes de rocar.
- Não há nenhuma peça entre o rei e a torre.
- O rei não está em xeque e as casas por onde passará não devem estar atacadas pelo adversário (as casas laterais em direção à torre).
Promoção do peão
Se o peão chegar até a última fila, o jogador poderá trocá-lo por qualquer peça que desejar, exceto pelo rei ou por outro peão.
Captura do peão
Se um peão contrário se deslocar 2 casas (seu primeiro movimento) e ficar ao lado de um dos seus peões, você poderá capturá-lo movendo o seu peão uma casa na diagonal.
Como jogar o xadrez
Antes de começar o jogo, o sistema sorteia automaticamente a cor das peças de cada jogador (as cores vão alternando em cada partida). Sempre começam a jogar as brancas.
Cada jogador, na sua vez, tem um tempo máximo definido nas opções de mesa para mover uma peça. Se o tempo acabar antes, o sistema moverá uma peça pelo jogador.
Xeque e xeque-mate
O rei estará em xeque quando for atacado por uma ou várias peças do adversário. O xeque deve ser evitado imediatamente movimentando o rei ou qualquer outra peça. Se não for possível sair do xeque, se produzirá o xeque-mate e o jogador perderá a partida.
Não é possível realizar uma jogada que coloque seu próprio rei em xeque.
Empate
Clique no botão pate para solicitar ao seu adversário o final da partida por empate. Só é possível solicitar “pate” depois de um certo número de jogadas.
O sistema estabelecerá empate automaticamente:
- Se forem feitos 50 movimentos entre ambos os jogadores sem mover um peão ou capturar uma peça.
- Se um jogador está “afogado”, quer dizer, não pode mover nenhuma peça e o rei não está em xeque.
- Se no tabuleiro somente ficam as seguintes peças:
- Rei contra rei.
- Rei e cavalo contra rei.
- Rei e bispo contra rei.
- Rei e bispo contra rei e bispo.
- Rei e 2 cavalos contra rei.
- Rei e cavalo contra rei e cavalo.
- Rei e bispo contra rei e cavalo.
Controles
Para mover uma peça, clique sobre ela e arraste até a casa desejada. Se a jogada for correta, a casa aparecerá sombreada. Ao soltar a peça em uma posição não válida, ela voltará automaticamente à posição de início.
Modificar o ponto de vista
Clique sobre o tabuleiro e mova o cursor para mover a câmera e colocar o ponto de vista que mais lhe agrade.
Clique no botão vista para mudar o ponto de vista do jogo (normal, livre ou esquemático).
Opções de mesa
- Tempo de jogada
- Indica o tempo que o jogador tem para jogar. Se o tempo se esgota, a jogada é feita pelo sistema. Veja também: Jogo em modo automático
- Monitorar a atividade dos jogadores
- Recomendamos usar essa opção para promover um jogo limpo. Se for detectada uma atividade anormal por parte de algum jogador, seu adversário terá a opção de anular a partida (por exemplo, se um jogador abandonar o jogo).
- Ajuda visual
- Opção recomendada para usuários que se iniciam no xadrez e querem aprender os movimentos das peças.
- Partida relâmpago. Minutos por jogador (5-20 minutos)
Ative a opção de partida rápida. Se um jogador esgotar o tempo indicado, perderá a partida.
Se há lag, o tempo pode sincronizar-se ao mudar de turno e pode aumentar em vários segundos (dependendo do lag).
- Partidas relâmpagos. Segundos de bonificação por jogada (1-5 segundos)
- Nas partidas relâmpago, é possível somar os segundos indicados cada vez que uma peça é movida.
Ranking por pontos
Para participar do ranking deste jogo, é necessário estar cadastrado e ter fichas suficientes para cobrir as apostas.
Para ganhar pontos, as partidas devem ser competitivas (indicadas com uma luva de boxe ou umas espadas). Não se marca pontos se 2 jogadores da mesa compartilham o mesmo IP.
A tabela de pontos deste jogo é baseada no sistema Elo, que determina a força relativa de um jogador. Ao ganhar, empatar ou perder uma partida, os pontos dependerão do número de pontos do adversário. Um máximo de 30 pontos é somado ou subtraído.
Exemplo 1: se ambos jogadores têm os mesmos pontos, o ganhador soma 15 pontos e são subtraídos 15 do perdedor.
Exemplo 2: se um jogador com 2000 pontos ganha de outro com 1000, não há modificações na tabela de pontos. Do contrário, se vencesse o segundo jogador, somaria 30 pontos (e o adversário perderia 30)
Se um jogador abandonar ou se render, perderá a partida. Se abandonar, pode ser penalizado com 20 pontos. Em qualquer caso, o adversário terá a vitória se mais de 10 movimentos foram feitos.
Ranking Elo mensal
Todos os meses, inicia-se um novo ranking Elo a partir de 1000 pontos para cada jogador, independentemente dos pontos em geral. Quer dizer, um jogador pode ganhar 1 ponto no seu Elo geral (histórico) e 30 no seu Elo mensal.
Ranking geral
Determina-se por pontos Elo acumulados desde que o jogador começou a jogar.