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Regras do mus
- Introdução
- Objetivo do jogo
- Começando a partida
- Lances ou apostas
- Desenvolvimento das apostas
- Distribuição final dos pontos
- Opções de mesa
- Rankings por pontos
Introdução
Para jogar o mus, são necessários 2 duplas de jogadores e um baralho espanhol de 40 cartas.
Os 3 são considerados como Reis, e os 2 como Ases, assim, existem praticamente 8 Reis e 8 Ases.
Valor das cartas
- Figuras e 3 valem 10
- Ases e 2 valem 1
- As demais cartas, seu próprio valor.
Objetivo do jogo
O objetivo principal do jogo do mus é apostar. Há quatro lances ou ocasiones diferentes para apostar: Grande, Pequena, Pares e Jogo (ou em caso de que não haja “Jogo”, se jogará por “Ponto”). Em cada lance, a dupla vencedora acumula pontos (também chamados de “pedras”) dependendo das apostas (envites) feitas.
A partida se divide em vacas, jogos e pontos. Cada vaca está composta por diversos jogos (1, 2 ou 3 jogos) e por sua vez cada jogo é composto por 40 pontos.
Vence a partida o jogador que conseguir o número de vacas determinado no início da partida. Veja as opções de mesa abaixo.
Começando a partida
Uma vez distribuídas as cartas, cada jogador examina as suas e decide se convém jogar com elas ou não.
Começa a jogar o “mão”. O turno é passado a cada jogador que deverá decidir se joga com suas cartas clicando “não mus” ou se prefere descartá-las por outras melhores clicando “mus”.
Se apenas um jogador selecionar “não mus”, não é possível descartar e começam os lances.
Lances ou apostas
Uma vez o “Mus” é decidido, começam as apostas de cada um dos 4 lances.
Aposta por Grande
É o primeiro lance do jogo e vence o jogador que tiver a carta mais alta. Normalmente ganha a aposta o jogador que tem um Rei sem considerar suas outras cartas.
Se houver empate, ganhará o jogador que tenha a seguinte carta de valor mais alto. Em caso de um novo empate, ganhará o jogador mais próximo ao jogador mão.
Aposta por Pequena
Ao contrário do que ocorre no lance anterior, neste lance vence o jogador com as cartas de menor valor. Em caso de empate, vence o jogador que tenha a seguiente carta com valor mais baixo, da mesma forma que ocorre no caso anterior.
Aposta por Pares
O jogador vencedor nesse lance será o que tiver 2 ou mais cartas do mesmo valor. Há 3 tipos de pares:
- Par: 2 cartas de valor igual considerando que o 3 é igual ao rei e o 2 é igual ao ás.
- Trincas: 3 cartas de valor igual
- Dobradas: 4 cartas iguales ou pares dobrados.
Logicamente um jogador com dobradas ganha de outro com trincas e outro com trincas ganha de um par.
Pelo menos um jogador de cada dupla deve ter “pares” para poder apostar. Se somente uma dupla tiver “pares”, ganhará o lance. Se ninguém tiver “pares”, não se marcará nenhum ponto e se passará ao seguinte lance.
Aposta por Jogo ou Ponto
Para ter “Jogo”, o valor das cartas deve ser 31 ou más (respeitando que as figuras valem 10, o 3 é uma figura e o 2 vale um).
Ganhará o jogador que somar 31, e depois nesta ordem, 32, 40, 37, 36, 35, 34 e por último 33. Se um jogador não somar 31, não terá jogo e portanto não entrará no lance.
O jogador mão que tem 31 somente poderá ser superado se jogar com a opção de mesa “31 real”. Esta combinação especial é conseguida ao ter uma sota e três 7 (10-7-7-7).
Pelo menos um jogador de cada dupla deve ter “jogo” para poder apostar. Se uma das duplas não tiver, a outra ganhará o lance. Se ninguém tiver, se passará diretamente a apostar por “ponto”.
Ponto (quando não há “Jogo”)
Se nenhum jogador tem Jogo, então aposta-se por “Ponto”. Ganhará o jogador que tiver uma soma de 30 seguido de 29, 28, 27 etc.
Em qualquer caso, se houver empate ganha o jogador mais próximo ao mão.
Desenvolvimento dos lances
Em cada um dos lances que vimos, existe a oportunidade de apostar utilizando o botão envido.
Começa o jogador “mão” que pode passar ou apostar. Se passar, o seguinte jogador deverá decidir se apostará ou se passará também. Se todos os jogadores passam, o lance é dado por finalizado e passa-se ao seguinte.
Um jogador pode apostar clicando no botão envido. A dupla adversária pode:
- Recusar a aposta clicando Não aceito, portanto o adversário imediatamente soma o envidado até a penúltima aposta. Se for a primeira aposta, soma 1 ponto.
- Aceitá-la clicando em Aceito. Passa-se ao lance seguinte e a aposta é decidida ao final dos quatro lances por quem tenha a melhor jogada.
- Subir a aposta, que passa o turno à outra dupla para que decida.
Órdago
É um tipo de aposta especial. Se um jogador clicar em órdago significa que aposta os 40 pontos de uma vez. A dupla que recebe o “órdago” pode:
- Recusá-lo clicando em Não aceito. O adversário soma, imediatamente, o valor apostado até a recusa e passa-se ao lance seguinte.
- Aceitá-lo clicando em Aceito. Todas as cartas são mostradas e o jogador que tenha a melhor jogada, segundo o lance atual, ganha o jogo sem considerar nenhuma outra aposta realizada.
Distribuição final dos pontos
A divisão dos pontos é realizada no final da rodada.
Divisão de pontos em “Grande” e “Pequena”.
- Se não houver aposta, a dupla com as melhores cartas ganhará um ponto.
- Se uma dupla apostou e os adversários não a aceitaram, o que foi apostado até a penúltima aposta será somado (se era a primeira, soma-se 1)
- Se a aposta é aceita, ao final da rodada decide-se quem ganha o lance e a dupla soma os pontos que são apostados.
Divisão de pontos em “Pares”.
- Se ninguém tiver pares, não se receberá nenhum ponto.
-
Se havia pares mas não se apostou, verifica-se quem tem a melhor jogada e a dupla vencedora terá vantagem segundo esta lista:
- Par: 1 ponto para cada jogador que tenha par.
- Trincas: 2 pontos por jogador da dupla que tenha trincas.
- Dobradas: 3 pontos por jogador da dupla que tenha duplas.
- Se houve aposta, mas os adversários não a aceitaram, somam-se os pontos obtidos segundo a lista anterior, além dos pontos apostados.
- Se a aposta for aceita, verifica-se quem ganha ao final da rodada e os pontos da aposta mais os pontos correspondentes são somados, segundo a lista anterior.
Divisão de pontos em “Jogo”
Se houver “Jogo”, o processo será igual ao dos Pares.
- Se as cartas somam 31: 3 pontos por jogador da dupla vencedora que tenha 31
- Se as cartas somam mais de 31: 2 pontos por jogador da dupla.
Divisão de pontos em “ Ponto” (se não há jogo)
Se ninguém tiver “Jogo”, quer dizer, se ninguém chegar a 31, aposta-se por ponto para que a dupla vencedora receba a aposta mais um ponto adicional.
Se ninguém aposta, a dupla com a maior soma recebe o ponto adicional.
Opções de mesa
- Vacas por partida
- É possível configurar o número de vacas para ganhar a partida (1-3)
- Jogos por vaca
- Define o número de jogos para ganhar uma vaca (1-2-3)
- Jogar com 31 real (7-7-7-10)
- Nesta opção, o jogador com três “setes” e uma sota ganha o lance por jogo, inclusive no caso de empate.
Ranking por pontos
Para participar do ranking deste jogo, é necessário estar cadastrado e ter fichas suficientes para cobrir as apostas.
Para ganhar pontos, as partidas devem ser competitivas (indicadas com uma luva de boxe ou umas espadas). Não se marca pontos se 2 jogadores da mesa compartilham o mesmo IP.
Cada jogador da dupla ganhadora consegue 12 pontos. Os jogadores que perdem uma partida, perdem 10 pontos. Os jogadores que abandonam uma partida, perdem 20 pontos.